Este blog foi criado com o objetivo de divulgar as atividades realizadas pelo 2º período na disciplina Laboratório B do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Corpo...

Palestra com o professor Marcos
De início, o profº Marcos nos pediu para que fizéssemos o desenho de um corpo. Depois, mostramos nossos desenhos e ele fez uma pequena análise sobre o que poderia ter nos levado a fazer aquele corpo da forma que desenhamos, salientando que algumas pessoas que privilegiaram ou deixaram de fazer partes do corpo podem ter ligações diretas com aquelas partes. Isto contribuiu para o início de um debate sobre consciência corporal, que é um trabalho expressivo.
Foi abordado o conhecimento do corpo por duras perspectivas, esquema corporal e imagem corporal.
O esquema corporal é o senso de percepção do corpo que é dividido em esterocepção (visão, tato, olfato, paladar e audição), propriocepção (sentido de posição, sentido de movimento) e interocepção (sensação visceral).
Já a imagem corporal é baseada no afeto, um exemplo disso é que o bebê quando nasce não tem a noção plena do seu corpo, ele acha que ele e o corpo da mãe são um só, uma relação simbiótica, e para romper esse elo é necessário uma “castração”, que ocorre quando são impostos horários e regras para a criança e ela começa a conhecer seu próprio corpo, o que faz desta “castração” um mal necessário.
Finalizando, o professor nos proporcionou um momento muito relaxante e ao mesmo tempo agonizante, com a passagem de alguns objetos sobre nosso corpo que nos fez sentir e conhecer diversas sensações, e nos mostrou como é importante as experimentações para o conhecimento do nosso próprio corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário