Este blog foi criado com o objetivo de divulgar as atividades realizadas pelo 2º período na disciplina Laboratório B do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Amigo qualificado e acompanhante terapêutico...


O Amigo Qualificado era um estudante da área da saúde em processo de formação ou treinamento por supervisor que deveria criar um ambiente amistoso para que o paciente pudesse expressar os seus conteúdo.
O Acompanhante Terapêutico dedica-se ao cuidado de pessoas cujo sofrimento, agudo ou crônico, justifique intervenções em suas atividades cotidianas nos espaços públicos e privados.
Alguns exemplos de sintomas e afecções que constrangem o sujeito em suas relações sociais são: depressão, fobia, síndrome de pânico, distúrbio bipolar, distúrbios de aprendizagem, transtornos alimentares, toxicomanias, alcoolismo, crises de ansiedade, crises psicóticas, doenças terminais ou degenerativas, perdas cognitivas e neurológicas. Trabalha em conjunto com psiquiatra, estendendo o tratamento psiquiátrico ao cotidiano do paciente.O AT é dispositivo clínico que contribui para evitar recidiva de crises e isolamento social. Em algumas circunstâncias, apresenta-se como alternativa a internações psiquiátricas.
Há casos em que mais de um profissional se ocupa do mesmo paciente. É o que chamamos equipe multidisciplinar. O mais comum é a reunião de médicos, psiquiatras, psicanalistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, enfermeiros e acompanhantes terapêuticos ou qualquer combinação de profissionais de saúde.Também houve um aumento na variedade de ambientes possíveis para o atendimento, podendo atender na casa, escola, bares, praças, parques, ambiente de trabalho, etc. Neste momento, o leitor pode então pensar “Então o AT serve pra tudo! E o consultório?”. Esta questão AT x Consultório é ainda discutida na literatura. Acreditamos que o mais importante é verificar qual a melhor opção para o cliente, qual o atendimento que poderá suprir com mais eficácia as suas necessidades.


Fontes: http://acompanhamentoterapeutico.com/
http://www.nucleopercepcao.com.br/2011/05/o-que-e-acompanhante-terapeutico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário