Como fazer um desenho de alguém que mal se conhece usando apenas uma linha?
Para alguns está atividade se tornou bem complicada e angustiante e para outros foi até divertida e relaxante... ficar entre a angústia de não poder tirar o lápis de cima do papel e o medo de errar, de ficar "feio", de expressar outra pessoa em uma simples folha exigindo coordenação motora, atenção, observação e criatividade mas contudo um ótimo meio para integração entre seus participantes.
Pois bem... esta foi a atividade do primeiro dia de aula: O DESENHO DE UMA LINHA SÓ.
O monitor Luiz
Além do desenho de uma linha só, fizemos um pequeno questionário sobre a pessoa que desenhamos e depois cada um falou um pouco sobre quem desenhou, assim passamos conhecer um pouco mais sobre nossos colegas de turma.
Roteiro para Análise de Atividade
1- Título: Desenho de uma linha só
2- Materiais: Lápis, folha de papel A4
Equipamentos: Mesa (carteira)
3- Análise do Material
a) peso - leve / leve
b) dimensão - pequeno / pequeno
c) mobilidade - portátil / portátil
d) qualidade física: textura - fina / fina
resistência - forte / frágil
cheiro - fraco / fraco
e) custo - baixo
f) possibilidade de: adaptação -sim
reaproveitamento - possível
4- Análise do Equipamento
a) peso - pesado
b) dimensão - grande
c) mobilidade - portátil
d) custo - médio
5- Procedimento
a) tempo de execução - 2h e 30 min.
b) espaço requerido - médio
c) etapas - 4
d) descrição das etapas: desenho do outro, entrevista, ser desenhado e entrevista.
A. Físicos:
a) amplitude - pequena
b) força - média
c) distribuição dos movimentos - bilateral / unilateral
d) dominância - superior mista
e) postura - freqüente
B. Psicofísicos:
a) coordenação motora - fina
b) tátil: temperatura do material - normal
textura do material - lisa
c) olfativo - não
d) gustativo - não
e) auditivo - sim
f) visual: figura-fundo - não
C. Psíquicos:
a) atenção e concentração - muita
b) interesse - extrínseco
c) raciocínio - lógico
d) memória - imediata
e) imaginação - pouca
f) flexibilidade - normal
g) iniciativa - pouca
D. Sociais:
a) relacionamento - conjunto
"O desenho de linha contínua dá-me uma liberdade de pensamento e gesto incomparáveis.
Não sei exatamente o que vou desenhar até o fazer, mas isso parece-me mais interessante, porque o que fazemos é o que realmente conta, não o que tínhamos intenção de fazer.
Desenho a linha com a memória atenta aos sentimentos, afeita aos quereres de amores possíveis e impossíveis.
Acreditando nestes diálogos das linhas, nos dizeres dos olhares mais atentos.
Com uma única linha poder representar a figura humana, animais, vida, ideias, sonho e cotidiano, é algo que torna a linha brutalmente fascinante."
Não sei exatamente o que vou desenhar até o fazer, mas isso parece-me mais interessante, porque o que fazemos é o que realmente conta, não o que tínhamos intenção de fazer.
Desenho a linha com a memória atenta aos sentimentos, afeita aos quereres de amores possíveis e impossíveis.
Acreditando nestes diálogos das linhas, nos dizeres dos olhares mais atentos.
Com uma única linha poder representar a figura humana, animais, vida, ideias, sonho e cotidiano, é algo que torna a linha brutalmente fascinante."
Constança Lucas 2001
Roteiro para Análise de Atividade
1- Título: Desenho de uma linha só
2- Materiais: Lápis, folha de papel A4
Equipamentos: Mesa (carteira)
3- Análise do Material
a) peso - leve / leve
b) dimensão - pequeno / pequeno
c) mobilidade - portátil / portátil
d) qualidade física: textura - fina / fina
resistência - forte / frágil
cheiro - fraco / fraco
e) custo - baixo
f) possibilidade de: adaptação -sim
reaproveitamento - possível
4- Análise do Equipamento
a) peso - pesado
b) dimensão - grande
c) mobilidade - portátil
d) custo - médio
5- Procedimento
a) tempo de execução - 2h e 30 min.
b) espaço requerido - médio
c) etapas - 4
d) descrição das etapas: desenho do outro, entrevista, ser desenhado e entrevista.
A. Físicos:
a) amplitude - pequena
b) força - média
c) distribuição dos movimentos - bilateral / unilateral
d) dominância - superior mista
e) postura - freqüente
B. Psicofísicos:
a) coordenação motora - fina
b) tátil: temperatura do material - normal
textura do material - lisa
c) olfativo - não
d) gustativo - não
e) auditivo - sim
f) visual: figura-fundo - não
C. Psíquicos:
a) atenção e concentração - muita
b) interesse - extrínseco
c) raciocínio - lógico
d) memória - imediata
e) imaginação - pouca
f) flexibilidade - normal
g) iniciativa - pouca
D. Sociais:
a) relacionamento - conjunto
Nenhum comentário:
Postar um comentário