Este blog foi criado com o objetivo de divulgar as atividades realizadas pelo 2º período na disciplina Laboratório B do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Umalinha

Como fazer um desenho de alguém que mal se conhece usando apenas uma linha?

Para alguns está atividade se tornou bem complicada e angustiante e para outros foi até divertida e relaxante... ficar entre a angústia de não poder tirar o lápis de cima do papel e o medo de errar, de ficar "feio", de expressar outra pessoa em uma simples folha exigindo coordenação motora, atenção, observação e criatividade mas contudo um ótimo meio para integração entre seus participantes.
Pois bem... esta foi a atividade do primeiro dia de aula: O DESENHO DE UMA LINHA SÓ.

                                                        O monitor Luiz

Além do desenho de uma linha só, fizemos um pequeno questionário sobre a pessoa que desenhamos e depois cada um falou um pouco sobre quem desenhou, assim passamos conhecer um pouco mais sobre nossos colegas de turma.

"O desenho de linha contínua dá-me uma liberdade de pensamento e gesto incomparáveis.
Não sei exatamente o que vou desenhar até o fazer, mas isso parece-me mais interessante, porque o que fazemos é o que realmente conta, não o que tínhamos intenção de fazer.
 Desenho a linha com a memória atenta aos sentimentos, afeita aos quereres de amores possíveis e impossíveis.
 Acreditando nestes diálogos das linhas, nos dizeres dos olhares mais atentos.
 Com uma única linha poder representar a figura humana, animais, vida, ideias, sonho e cotidiano, é algo que torna a linha brutalmente fascinante."
Constança Lucas  2001


Roteiro para Análise de Atividade

1- Título: Desenho de uma linha só
2- Materiais: Lápis, folha de papel A4

Equipamentos: Mesa (carteira)

3- Análise do Material

a) peso - leve / leve

b) dimensão - pequeno / pequeno

c) mobilidade - portátil / portátil

d) qualidade física: textura - fina / fina
resistência - forte / frágil
cheiro - fraco / fraco

e) custo - baixo

f) possibilidade de: adaptação -sim
reaproveitamento - possível

4- Análise do Equipamento

a) peso - pesado

b) dimensão - grande

c) mobilidade - portátil

d) custo - médio

5- Procedimento

a) tempo de execução - 2h e 30 min.

b) espaço requerido - médio

c) etapas - 4

d) descrição das etapas: desenho do outro, entrevista, ser desenhado e entrevista.

A. Físicos:
a) amplitude - pequena

b) força - média

c) distribuição dos movimentos - bilateral / unilateral

d) dominância - superior mista

e) postura - freqüente

B. Psicofísicos:

a) coordenação motora - fina

b) tátil: temperatura do material - normal
textura do material - lisa

c) olfativo - não

d) gustativo - não

e) auditivo - sim

f) visual: figura-fundo - não

C. Psíquicos:

a) atenção e concentração - muita

b) interesse - extrínseco

c) raciocínio - lógico

d) memória - imediata

e) imaginação - pouca

f) flexibilidade - normal

g) iniciativa - pouca

D. Sociais:

a) relacionamento - conjunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário