Este blog foi criado com o objetivo de divulgar as atividades realizadas pelo 2º período na disciplina Laboratório B do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ

terça-feira, 24 de maio de 2011

Tefaltatempo?

Mesmo sem perceber nossos dias passam tão rápido e as horas correm, o tempo passa e não nos damos conta de como o aproveitamos mal. Você já parou pra pensar quanto tempo realmente tem o seu dia? Será que ele só tem 24 horas ou você consegue multiplica-lo por 48 horas?
Quando paramos para refletir como usamos nossas horas tão preciosas e únicas, vemos como é grande o disperdício de tempo ou como fazemos coisas "impossíveis" em tão pouco tempo.


Na nossa aula fizemos um relógio dos nossos dias durante a semana e um durante o fim de semana, distribuindo as horas de sono, lazer, estudo e etc.
Pude perceber como tem dias que eu praticamente não vivo, é tanta coisa em tão pouco tempo que praticamente tenho que me dividir em duas pra dar conta de tudo e em contraposição como tem dias que eu realmente não faço nada, eu vegeto xD. Mesmo parecendo tão complexo e ao mesmo tempo tão bobo, a gente para pra perceber como é nossa vida, o que fazemos pra melhorar ou o que simplismente deixamos de fazer. É bom parar pra refletir um pouco.
E você, como anda o seu tempo?


- Para complementar está análise e tentar entender melhor a distribuição do seu tempo recomendo a leitura de um livro chamado “Sem Tempo pra Nada” de Edward M. Hallowell (Ed. Nova Fronteira).
 "Adquiri um ótimo livro que fala sobre a epidemia da falta de tempo. O livro se chama “Sem Tempo pra Nada” de Edward M. Hallowell (Ed. Nova Fronteira) que é muito bom. Neste livro o autor, que é psiquiatra, demonstra que a vida agitada de hoje pode levar as pessoas a desenvolverem sintomas de DDA (especialidade do autor)."

 http://www.efetividade.net/2007/09/24/sem-tempo-pra-nada-uma-planilha-para-avaliar-como-voce-usa-seu-tempo/



Roteiro para Análise de Atividade

1- Título:Relógio

2- Materiais: Lápis, folha de papel ou caderno

Equipamentos: Carteira

3- Análise do Material

a) peso - leve

b) dimensão - pequeno

c) mobilidade - portátil

d) qualidade física: textura - fino
resistência - frágil
cheiro - fraco

e) custo - baixo

f) possibilidade de: adaptação -sim
reaproveitamento - possível

4- Análise do Equipamento

a) peso - pesado

b) dimensão - grande

c) mobilidade - portátil

d) custo - médio

5- Procedimento

a) tempo de execução - 3h e 30 min.

b) espaço requerido - pequeno

c) etapas - 4

d) descrição das etapas: Fazer o relógio, divisão do tempo, escrever e apresentação.

A. Físicos:
a) amplitude - pequena

b) força - pouca

c) distribuição dos movimentos - bilateral

d) dominância - superior

e) postura - freqüente

B. Psicofísicos:

a) coordenação motora - fina

b) tátil: temperatura do material - normal
textura do material - lisa

c) olfativo - não

d) gustativo - não

e) auditivo - não

f) visual: figura-fundo - não

C. Psíquicos:

a) atenção e concentração - muita

b) interesse - intrínseco

c) raciocínio - lógico

d) memória - passada

e) imaginação - pouca

f) flexibilidade - pouca

g) iniciativa - muita

D. Sociais:

a) relacionamento - individual

Nenhum comentário:

Postar um comentário